Você já parou para pensar na importância de um bom planejamento financeiro na construção civil? Nesta publicação, vamos analisar como essa medida pode impactar o dia a dia da sua empresa para obter cada vez mais sucesso nos negócios.
O empenho na gestão financeira de qualquer empresa é um dos desafios mais importantes e se mostra indispensável para que o negócio prospere. No segmento da construção civil, ela é ainda mais relevante. Afinal de contas, sem planejar todos os cenários possíveis, não é possível respeitar os limites impostos pelo orçamento de cada projeto.
Para que a saúde financeira da companhia e sua reputação não sejam prejudicadas, é fundamental adotar práticas inteligentes. O planejamento financeiro na construção civil deve estar entre as prioridades de construtoras e incorporadoras, bem como dos profissionais liberais que atuam nesse nicho.
Logo mais, você verá quais são as melhores práticas para manter as contas em dia e se planejar melhor. Fique de olho nas próximas dicas!
Como fortalecer o planejamento financeiro na construção civil
Selecionamos uma lista de procedimentos que precisam ser incluídos dentre as suas práticas diárias. Com isso, você estará criando o ambiente ideal para manter as suas finanças sob controle. Observe:
1. Governança financeira
A governança tem como objetivo aumentar a previsibilidade e segurança dos seus processos. Ela inclui a gestão de receitas, um programa de pagamentos, o uso de recursos externos, entre outros elementos.
2. Aprovação de títulos
Uma das formas mais indicadas de organizar a aprovação de títulos da empresa é segmenta-la por setor. Cada líder de área fica responsável pela aprovação do seu departamento. Com isso, é possível reduzir a burocracia e decentralizar a sua gestão.
3. Pagamento escritural
Com essa medida contemplada no planejamento financeiro na construção civil, é possível autorizar e agendar com antecedência os pagamentos que precisam ser realizados. Assim, você pode melhorar a produtividade da equipe e evitar atrasos/multas.
4. Adiantamento vinculado
Tendo em vista que o ciclo de pagamentos na construção costuma ser longo, é indicado vinculá-los a cada projeto ou contrato. Essa é uma forma de minimizar as chances de confusão na sua contabilidade.
5. Planejamento de despesas
Por mais que possa parecer óbvio, é sempre bom relembrar como o plano de despesas é um aspecto estratégico dentro do planejamento financeiro. Através dele, você pode manter o equilíbrio de caixa, determinando quais pagamentos vale a pena adiantar ou adiar.
6. Cartão corporativo
Usar um cartão de crédito corporativo é uma maneira de reduzir custos operacionais. Todavia, lembre-se de designar os responsáveis pelos pagamentos com sabedoria.
Como o software de gestão pode contribuir com o seu planejamento financeiro
Quem administra incorporadoras e construtoras sabe muito bem como a organização do planejamento financeiro na construção civil pode ser complexa. Sem o devido alinhamento de processos, essa pode ser uma tarefa muito difícil.
Por essas e outras razões, o uso do software de gestão é uma mão na roda para otimizar as suas práticas. O Sienge, por exemplo, já vem com um módulo financeiro especialmente desenvolvido para as demandas da construção civil.
Com o Sienge, você também pode usufruir de inúmeros recursos que facilitam:
- O controle do fluxo de caixa;
- O pagamento e a cobrança escritural;
- A organização da estrutura comercial;
- A gestão de despesas e de pagamento;
- O monitoramento das faturas dos usuários do cartão corporativo;
- Entre outras atividades.
Sem sombra de dúvidas, a implantação do sistema certo pode ser um divisor de águas na sua trajetória profissional. Entre em contato com a PSA Sistemas e peça uma demonstração da plataforma mais completa e especializada no setor da construção!