Por séculos, as empresas pautaram as suas decisões com base na intuição de seus gestores. Hoje em dia, podemos ir além e usar o Business Intelligence como guia para a solução de problemas e para escolhas estrategicamente mais eficientes.
No ramo da Construção Civil, essa premissa é ainda mais relevante. Apesar de grandes monumentos da Antiguidade terem sido construídos em tempos que sequer se cogitava a internet e outros aparatos digitais, a solidez de seus projetos depende de recursos e ferramentas condizentes com as exigências do mercado atual.
Quem abre mão da análise de dados de BI nos negócios, tende a encarar um cenário bem menos favorável e muito mais competitivo. Além do mais, contar apenas com a sua capacidade dedutiva pode reduzir a confiabilidade na sua marca.
Continue acompanhando esta publicação para compreender melhor o sistema de Business Intelligence para que serve e quais as suas reais vantagens. Vale a pena conferir!
Você conhece o Business Intelligence?
Antes de avançar no conteúdo, é fundamental entender o que é Business Intelligence, ou seja, o conceito propriamente dito. Também chamado de BI, esse é um termo que se refere à maneira inteligente de gerir um negócio e otimizar os processos operacionais do dia a dia.
Essa inteligência empresarial compreende todos os departamentos da empresa, desde o setor diretivo até o time operacional que trabalha no canteiro de obras. A grande vantagem é que o aperfeiçoamento das práticas da companhia se dá em vários níveis, inclusive na parte financeira e de marketing.
Para fazer uso do Business Intelligence na Construção Civil, é preciso ter acesso a tecnologias e ferramentas específicas. São elas que permitirão a compilação e análise de dados de maneira assertiva, identificando falhas, riscos e oportunidades.
Como aplicar o Business Intelligence na Construção civil?
Conseguir conduzir projetos com mais eficiência e rentabilidade é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas da Construção Civil. São muitos os percalços que tiram as noites de sono de muitos líderes de construtoras e outras companhias do setor.
Por isso, a implantação do Business Intelligence deve acontecer de maneira criteriosa. É preciso investir em um planejamento prévio que anteveja todas as necessidades da sua empresa e como elas podem ser atendidas pela tecnologia.
A aplicação do BI na Construção demanda da compreensão da realidade vivenciada pela empresa. Isso inclui o volume de dados gerados, os processos diários do negócio e os objetivos a serem atingidos a curto, médio e longo prazos.
As técnicas de BI mais usadas para o planejamento da construção
Dentre as técnicas de BI mais usadas no planejamento da Construção Civil estão a extração de informações e o uso das mesmas para análises, interpretações e geração de relatórios. Essa é uma das estratégias que podem ser adotadas para que o gestor tome decisões com maiores perspectivas de sucesso.
As possibilidades são inúmeras. Tente vislumbrar algumas delas:
- Sincronização do cronograma de obras com a previsão do tempo;
- Identificação de anseios e necessidades de potenciais clientes;
- Constatação de quais são os motivos que levam à redução da produtividade nas obras;
- Indicativos de operações fraudulentas ou prejudiciais aos resultados financeiros;
- Gestão otimizada de recursos financeiros, humanos e materiais.
E esses são somente alguns exemplos que já têm sido aplicados por empresas da construção que investiram em Business Intelligence. Elas são unânimes ao afirmar que o aperfeiçoamento das técnicas de gestão vale a pena.
Por que utilizar uma ferramenta de Business Intelligence na construção civil?
Além dos itens já mencionados, há mais alguns motivos que deixam clara a importância de uma boa ferramenta de Business Intelligence para a Construção Civil. Veja alguns deles:
- Organização: o BI organiza e padroniza os seus processos para que haja um retrato fiel do real cenário no qual a empresa se encontra;
- Planejamento: os projetos tornam-se mais eficientes pois há informações suficientes e em tempo hábil para repensar determinados tópicos e avaliar centenas de variáveis;
- Embasamento: o gestor deixa de confiar somente na intuição para pautar as suas escolhas em ferramentas matemáticas sólidas que trabalham com algoritmos, dados internos, dados externos e análises combinatórias seguras;
- Conhecimento: com o uso de BI, os processos da empresa tornam-se mais claros e transparentes, com uma ampla noção de como cada etapa dos empreendimentos, do projeto à entrega da obra, funciona;
- Economia: o controle de despesas e receitas se torna mais eficaz, contribuindo para que a administração de dados contábeis e financeiros gere economia e uma margem de lucro melhor;
- Desempenho: a performance da equipe é avaliada tanto na perspectiva individual quanto coletiva de acordo com a análise de metas propostas e quais resultados foram, de fato, alcançados.
Como escolher a ferramenta certa para o Business Intelligence?
Para escolher a ferramenta de BI adequada à sua empresa, não hesite em contatar a PSA Sistemas. Nossa equipe é expert em Business Intelligence e possui softwares especialmente desenvolvidos para o setor da Construção Civil.
Solicite um orçamento!